Mestrado Em Teologia

STBA

Mestrado Em Teologia

(Livre)

Justificativa do Curso

O reconhecimento das Ciências Teológicas pelo MEC desde 1999 abriu um leque para a formação em nível superior das pessoas envolvidas nas atividades clericais, que passaram a buscar não apenas a Graduação mas também a Pós-Graduação Lato Sensu e Strictu Sensu, pois entendem que o processo formativo é uma exigência dos grupos aos quais fazem parte bem como uma necessidade para um efetivo trabalho de qualidade.

As Linhas de Pesquisas nas áreas de Aconselhamento Ministerial Cristão, e de Análise do Discurso Religioso, se constituem num grande desafio, pois vai além da gestão de um patrimônio e de recursos humanos, envolve pessoas de diferentes idades, gêneros, raças e classes sociais mediados por um credo em comum, e que de um certo modo, ao procurarem o atendimento religioso, também apresentam diversos conflitos de natureza pessoal e social, e que requer determinado atendimento espiritual, para efeito de se promover o crescimento espiritual, além de uma socialização sadia, do ajustamento psicoemocional, e de saúde mental.

Ao desenharmos as linhas de Análise do Discurso Religioso pensamos na diversidade das Ciências da Religião que requer o aprofundamento das pesquisas para então entendermos e explicarmos através das investigações a infinda tipologia comportamental que justifique cientificamente em que medida a experiência religiosa contribui para o desenvolvimento da personalidade, analisando sob diferentes ângulos os seus efeitos patológicos e psicoterápicos.

 

Por entender essas necessidades como urgente para os envolvidos nesta área é que o Seminário Teológico da Amazônia propõe o curso de Pós-Graduação Stricto sensu de Mestrado em Teologia com a finalidade de preparar líderes que estejam à frente de grupos e que necessitam da formação continuada para efeito de aquisição e de construção do conhecimento científico.

Nessa perspectiva, as Ciências Teológicas ampliam seu campo de atuação, contribuindo de forma significativa para o controle social dos problemas relacionados com as tensões psicossociais, existenciais e espirituais.

Linhas de Pesquisa do Curso

Linha 1. Aconselhamento Pastoral

O foco recai sobre o lugar do aconselhamento pastoral na sociedade em geral e na esfera público-política em particular, incluindo pesquisa e discussão sobre temas tais como: Ensino religioso escolar; crenças religiosas e legislação; a participação política das religiões; pluralismo e diálogo inter-religioso; questões éticas e de identidade etc.

Linha 2. Análise do Discurso Religioso

O foco recai sobre a análise crítica dos vários tipos de discurso religioso, tais como: discurso em textos canônicos das religiões, tais como a Bíblia, o Alcorão, etc.; testemunho pessoal dos adeptos; religião na mídia; hermenêutica e filosofia da linguagem; etc.

Estrutura Funcional do Curso

Legislação

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002.


O Curso livre à distância é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.


A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade.


Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.


Curso Livre – Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional. Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.


Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.


Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação. Não havendo exigência de escolaridade anterior.


A categoria Curso Livre atende a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, exemplo: Informática, Atendimento, Secretariado, Webdesign, Segurança, Idiomas, Culinária, Corte & Costura, Estética, beleza, teologia etc.


Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior. Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.


As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04. Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97). Lembrando que o curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES. Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES. A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis. Cooperativas, Empresas e Profissionais, Seminários, ongs, igrejas etc. também podem ministrar tais cursos e emitir certificado.


Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) oferecido pelo STBA, têm como objetivo formar docentes especializado na região amazônica habilitados a exercer um papel de liderança nas comunidades religiosas e de reflexão teórico-teológica, estimular a produção científica e aprimorar o quadro de lideranças religiosas.

Especificações do Curso

Legislação

São oferecidas 40 vagas para o Curso de Especialização em Teologia condicionadas a um número mínimo de matrículas.
  • Objetivo
    Formar Mestre em Teologia que queiram atuar no âmbito da atuação teológica (educação, práxis religiosa e pesquisa).
  • Público
    Graduados e graduadas em todas as áreas do Conhecimento. Este curso visa atender profissionais oriundos/as de áreas de formação de outros campos de conhecimento diferentes da Teologia. Para os egressos dos cursos de bacharelado em Teologia, o presente curso deve ser pensado como espaço de aprofundamento e atualização de conhecimentos.
  • Carga Horária das disciplinas
    480 horas.
  • Duração das disciplinas
    24 meses.
  • Dias de Aula
    O curso funcionará no turno noturno, às Quintas, sextas e sábados das 19h00min às 21h45min.

Compartilhe :

Está com dúvidas?

Entre em contato conosco

Tenho Interesse

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right