Quem Somos

0 +
Alunos Formados
Temos como metas:
Sobre Nós

SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA AMAZÔNIA

A existência do SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA AMAZÔNIA (STBA) é propósito de Deus realizado progressivamente. A história tem início em Manaus no ano de 2008.

O pastor Valdemir Monteiro Cruz, relata em sua pesquisa que “em razão do fechamento da FBTA em 2005”, não era possível, ficar sem formação teológica, e que historicamente somos conhecidos pelo labor acadêmico e teológico, surge a ideia de se criar o Seminário Teológico Batista da Amazônia – STBA, dessa forma supriria a lacuna teológica deixada pela FBTA, a proposta foi apoiada pelo Pr.Marcos Dantas da Silva, porém a instalação do Seminário só se daria efetivamente em 2015, quando o Pr. Valdemir Monteiro Cruz, retorna de Humaitá cidade localizada no Sul do Estado do Amazonas, onde pastoreou a PIB de Humaitá.


O objetivo era continuar o trabalho de “preparar obreiros da região amazônica”, uma vez preparados iriam trabalhar com o povo da vasta região Amazônica”. Na ocasião a localidade escolhida foi cidade de Manaus, pois apresentava toda infraestrutura necessária, foram convidados vários professores da antiga FBTA, todos com vasta experiência na docência teológica.

 

Precisávamos de um espaço com salas climatizadas e que fosse estratégico, para o deslocamento de professores e alunos, o Pr. Valdemir Monteiro Cruz, falou do projeto para o Pr. Weidman Alex Albuquerque, pastor da PIB da Cidade Nova, localizada na Av.Noel Nutels, 603 – Cidade Nova, tendo como ponto de referência o terminal de passageiros T3, que, juntamente com a Igreja abraçaram o projeto imediatamente. Assim o STBA começou suas atividades no mês de abril de 2016 iniciando a primeira turma de Bacharel em Teologia com 30 alunos.

 

O Pr. Valdemir Monteiro Cruz, começou a divulgação das atividades do Seminário, na Reunião da Ordem dos Pastores Batistas Amazonenses, que contou com o apoio de seu presidente, o Pr.Edson Braga.
O STBA vem formando pessoas engajadas na prática da ação pastoral e missiológica, na militância da educação religiosa, no exercício da reflexão teológica e científico-religiosa, no fomento da prática artístico-musical no culto cristão e em outras áreas.


Sua estrutura educacional capacita seus alunos a se engajar em atividades de missão, de ação pastoral, de ensino religioso, de pesquisa teológica, de práticas cúlticas e ações com responsabilidades político-sociais. Assim, o STBA é um patrimônio de excelência educacional teológica que tem por finalidade última a formação de mulheres e homens com compromissos para com o aprimoramento social a partir do prisma bíblico-teológico.